quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Massa de macarrão

A massa é uma combinação de ovos e farinha, diz-se 1/2kg de farinha para cada 5 ovos. O negócio é sovar até obter uma consistência aveludada, ao longo do processo se precisar adicionar um dos dois ingredientes, manda bala. Eu usei meio a meio farinha integral e farinha normal - aquela dona benta, de fazer bolo. Pessoal fala de colocar sal e pitada de azeite, acho mais legal coloca-los depois na água. Obtido o aveludado, envolva em saco plástico e coloque na geladeira por meia hora. A espera garante que a massa tome corpo, o saco que não haja influencia externa na farinha - que está absorvendo o ovo.

A geladeira é coisa do Jamie Oliver, deve ser por que no clima quente e úmido da Inglaterra o ovo deve estragar em meia hora!

;-)

Tire a massa da geladeira e do plástico!

Use a mesma bancada que vc já usou para sovar a massa, polvilhe um pouco mais de farinha - agora só farinha clara, a integral vai atrapalhar por que absorve mais rápido a umidade do ar.

Para abrir a massa faça movimentos do centro para as extremidades, vire a "pizza" de tempos em tempos e se necessário polvilhe mais farinha. A grossura da massa que vc obtiver é praticamente o que vai comer mais tarde, ela ganha muito pouco volume na água fervente.

Enrole a massa e corte em fatias, como se tivesse cortando um rocambole. Depois pegue fatia por fatia e desenrole. Isto dá certo por que vc polvilhou bem a massa ao abri-la! Não há necessidade de esperar o que quer que seja, neste momento sua massa está pronta para entrar na água fervente. Água que recebeu bastante sal quando ainda estava fria e que antes de receber o macarrão ganhou um filete de óleo ou azeite.

O tempo de cozimento varia entre o momento em que ela começa a boiar e até uns 7 minutos, depende de sua preferência.

Bom apetite!

Quem sou eu

Minha foto

Sinceridade ou talvez o silêncio em vez do vão mas não ao redor ou a falsidade. 
Perder é uma arte, não perder é impossível.

Google+ Badge