quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O Brasil na reunião de Copenhagen sobre o clima.


Grosso modo é o seguinte, EUA que já não assinaram o protocolo de Kyoto dizem que não tem a intenção de se comprometer caso os paises em desenvolvimento não o façam. China e Índia já disseram que não vão se comprometer.
O Brasil pode se comprometer pois grande parte de sua emissão de CO2 é causada pelo desmatamento/queima da floresta Amazônica, no entanto sofre pressão da China e Índia para não assinar compromisso de redução – fazem isto para minimizar a pressão sobre eles mesmo - e dos paises já comprometidos (França, Nigéria e mais um tanto) para que dê o exemplo.
É um modelo interessante de política internacional, como os compradores (o povo de cada pais) estão preocupados, empresas tendem a caminhar para serem mais econômicas e eficientes, no entanto o compromisso com a redução da emissão pode ser um impeditivo para um gordo crescimento. O exemplo típico é o desmatamento da Amazônia, a maioria esmagadora da população esta sensibilizada contra o desmatamento (vide propagando imposta a mais de 10 anos á população) e os políticos precisam atender seus eleitores, assim, se comprometendo ou não em Copenhagen o Estado brasileiro vai se esforçar para diminuir seu desmatamento.
Outro numero que conta é a referencia, alguns paises dizem que reduzirão a emissão de CO2 com base naquilo que emitiram em 1980 outros 1990 e há os que falam em usar como referencia 2005. Não aceite enganação! Outro dia vi um ministro falando em diminuição do crescimento da emissão... aí o cara exagerou! Espero que a comunidade não aceite estatística como forma de redução de emissão de CO2, a coisa tem que ser real!!
Está aí, novamente e meio sem querer, a hora do Brasil fazer a diferença. Eu adoraria ver o Brasil assinando grande e claro uma redução arrojada da emissão de gás carbono para os anos vindouros e obviamente fazendo acontecer.
Quem de anti-mão se compromete com o meio ambiente e com a redução de CO2 é a Marina Silva que é pré-candidata a presidência pelo Partido Verde. Meu problema com ela é o PV, entrei no site e não gostei muito dos textos que não defendem com muita clareza os objetivos, metas e projetos do partido.

Quem sou eu

Minha foto

Sinceridade ou talvez o silêncio em vez do vão mas não ao redor ou a falsidade. 
Perder é uma arte, não perder é impossível.

Google+ Badge