quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O custo da educação X o da guerra

Pesquisando em vários sites, veja referencias no final do artigo, descobri que o senado americano aprovou 800 bilhões de dólares (até outubro de 2009) para custear a guerra ao terror a partir do atentado de 11 de setembro.
Para fazer o comparativo deste valor com o custo da educação fiz outra pesquisa e ví que o custo anual do ensino de 1000 alunos no Brasil é de 3,5 milhões de reais. Este valor foi calculado imaginando 6 horas aula dia e salário de 3,5 mil reais/mês para os professores.
Fiz um calculo aproximado incluindo o custo de construção da escola (tempo de vida do imóvel 28 anos, ignorei a manutenção) e inclui 14 anos ao tempo que cada aluno deve ficar na escola desta maneira direi que para se educar 1000 alunos precisamos de 58,3 milhões de reais.
E finalmente considerando um dólar a 1,7 reais e digo que com o dinheiro que mata os terroristas poder-se-ia oferecer educação "completa" para mais de 20 milhões de brasileiros. Arrisco afirmar que o custo da educação no Iraque e no Afeganistão não é maior do que aqui.
Fiz a comparação para questionar a atitude contra o terror tomada pelos americanos e aliados e também por que acredito que o terrorismo se apóia principalmente na ignorância e que a razão tende a diminuir sua força. Acredito na educação dos aliados contra o terror mas não nas razões que os levaram a tamanha resposta desproporcional. E aos que responderem a isto com as imagens do ataque as torres gêmeas digo que, de fato, ninguém merece mas que a política externa americana tem sido irracional e continuou sendo até no mínimo o (ainda não merecido) premio Nobel da paz, Mr. Barack Obama.
No Iraque são 32 milhões de habilitantes, no Afeganistão 28 milhões.
Minha opinião é de que um órgão internacional como o FMI ou ONU, devidamente abastecido financeiramente por paises economicamente equilibrados, deveria se ocupar da educação do mundo ou daqueles que aceitassem esta ajuda. Entendo que mesmo esta educação usando capacidade intelectual local e ensinando folclore regional não seria facilmente aceita por tantos paises mas tenho a convicção de que vários paises da África acolheriam a ajuda e o mesmo em alguns paises da América Latina incluindo talvez o nordeste do Brasil.
As escolas da ONUE (Organização das Nações Unidas pela Educação) ofereceriam a possibilidade do intercambio de alunos entre paises durante o período escolar e com isto proporcionaria um avanço considerável da direção da inevitável globalização.

Doc compartilhado do google docs que contem as fontes de minha busca
http://docs.google.com/Doc?docid=0ATDtS7dclluDZGdyaHRuZDhfMTVkemJ6ZzZkcw&hl=en

Planilha com alguns números e calculos
http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AjDtS7dclluDdEpsZTRFd2FyVlBTclowSGJCNzVBNWc&hl=en

Nenhum comentário:

Postar um comentário