quarta-feira, 8 de julho de 2009

Bolo de Maçã

Esta receita é da Beth, funcionária da loja de antes de eu aparecer!

Eu não tinha muita experiência com bolos e em pouco tempo me senti a vontade para criar novos sabores. Desta receita já fiz bolo de chocolate, laranja e até limão.

Ingredientes:
1 xícara de chá de açúcar
2 xícaras de chá de farinha de trigo especial
2 colheres de chá de fermento em pó para bolo.
1 xícara de chá de óleo
1 maçã limpa e picada em cubos
4 ovos

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno, ele deverá ter uns 180º.C quando você colocar a massa do bolo para assar.
Misture os 3 primeiros ingredientes (açúcar, farinha e fermento). Bata no liquidificador o óleo, uma maçã e os 4 ovos. Misture os dois, pó + liquido, pronto esta é a massa do bolo.
Coloque a maça em uma travessa untada. A massa vai dobrar de tamanho.
O tempo de cozimento é de mais ou menos 20min mas a regra fundamental é não abrir o forno antes de a massa crescer e firmar (3 á 5min depois de crescer). Agora para verificar se o ponto da massa esta bom é preciso pegar um palito de madeira e enfiar na massa, se ele voltar umedecido ou com pedacinhos do bolo é por que ainda precisa de alguns minutos de forno, no ponto o palito volta ceco.

A Beth ainda pega mais uma maçã picada da mesma maneira, joga em uma mistura de farinha, açúcar e canela. Joga esta mistura sobre a massa do bolo logo antes de levar ao forno.

Natal
Se quiser fazer alguma coisa com uva passa para o natal, coloca a passa na mesma mistura da segunda maçã.

Invente!!!!!!!!

Para fazer bolo de chocolate substitua a maçã por uma xícara e meia de chocolate em pó (aquele do padre ou o concorrente) e adicione uma xícara de leite para compensar o líquido da maçã.
E assim vai, bolos de limão e laranja ficam muito bons e vale tentar com a cobertura de chocolate que mandei na promoção anterior.
Maisena é uma mão na roda para quem quer fazer um bolo com recheio e você não precisa fazer o bolo para experimentar o recheio...
Se der na telha tente substituir o óleo pelo iogurte, ESTA EU NUNCA TENTEI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário