sábado, 18 de julho de 2009

É verdade que o homem foi para a lua?



A poucas semanas me deparei com dois bons e velhos amigos questionando se o homem haveria de fato pisado na lua ou se toda a história não seria uma farsa hollywoodiana. Sempre acreditei mas, porque?
Herdei de meu avô um telescópio que aumenta 300x, com esta aproximação, a lua passa pelos olhos (em função da rotação da terra), é possível ver as crateras em “detalhes”. A tal ponto que pensei que se tivesse uma bandeira lá eu poderia vê-la.
Sempre acreditei que as viagens tripuladas à lua pousariam em áreas visíveis da terra pois isto facilitaria no acompanhamento incluindo comunicação. E assim é (Mare Tranquillitatis - area de pouso da Apollo 11 - 1969).

Resolvi então pesquisar o assunto e me dei conta que meu conhecimento, mesmo que embasado em alguma prática, é quase que subjetivo perto dos números reais. Na verdade a lua fica tão distante da Terra, são mais de 300mil km, que nem mesmo o mais potente telescópio da terra é capas de ver um objeto tão pequeno quanto uma
bandeira na lua, nem mesmo os telescópios que “pairam” em nossa órbita, dentre eles o Hubble é capas de identificar objetos menores do que um estádio de futebol! A órbita do Hubble está a 560 km da terra.
Como então provar que o homem pisou na lua?
Voltei a procurar fotos e passei a ler comentários postados nos mais diferentes sites da internet. Descobri que a Agencia Espacial Européia (esa.int) mandou em 2005 um pequeno satélite cujo uma das missões era mapear a lua (com fotos), no entanto as fotos dos lugares onde as naves americanas pousaram não tem resolução para qualquer conclusão, as fotos da região foram tiradas a uma distância de aproximadamente 100 km. No faq do site a resposta para a pergunta sobre estas imagens é simples, “não era o objetivo da missão”.
Ouvi dizer que durante a guerra fria a Russia teria sido capas de detectar o som da presença dos americanos na lua ou confirmar a presença deles de alguma maneira mas não encontrei nada a respeito.

Conclusão:
Eu continuo acreditando que os americanos pisaram de fato na lua mas não tenho como provar. Acredito por que cresci acreditando e por que nesta semana em que pesquisei o assunto esbarrei em tanta informação que me pareceu séria e confiável sobre tantos feitos do homem no espaço que entendo que a chegada na lua tenha sido um feito “fora da curva” mas ainda assim possível.

Fontes
http://www.google.com/moon/ (É o mais didático)
http://www.astrosurf.com/
http://www.esa.int/
http://www.nasa.gov/
E tantos outros resultantes de buscas pelas palavras:
- Landing site moon
- moon
- man on moon
E assim vai.

E vc já pesquisou o assunto, faça seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário